Livros relacionados ao Biodireito

"Patente de Genes Humanos e a Tutela dos Interesses Difusos. O Direito ao Progresso Econômico, Científico e Tecnológico"
Adriana Diaféria, 2007, ISBN: 9788537500149, Lumen Juris Editora, 253 páginas.
Leia a resenha do livro
Este livro analisa a problemática das invenções envolvendo genes humanos e sua relação com os interesses difusos no âmbito da propriedade industrial, com o intuito de demonstrar a viabilidade de proteção do direito ao progresso econômico, científico e tecnológico, direito humano de 3ª geração na Constituição Federal brasileira.

 
Biodireito
Maria de Fatima Freire de Sá, 2002, ISBN: 85-7308-570-3, Editora Del Rey, 482 páginas
.
Este livro contém os seguintes temas:
- liberdad de conciencia y actividad biomédica;
- introdução ao biodireito: da zetética à dogmática;
- o início da vida humana;
- clonagem de seres humanos: considerações gerais;
- patenteamento de material genético humano;
- doação de órgãos: uma análise dos aspectos legais e sociais;
- aborto eugênico: uma questão biojurídica.
   
Biodireito e Direito ao Próprio Corpo - 2ª Edição 2003
Maria de Fatima Freire de Sá, 2002, ISBN: 85-7308-634-3 , Editora Del Rey, 125 páginas.

O livro que ora é oferecido à comunidade jurídica, Biodireito e Direito ao Próprio Corpo, é fruto de estudos realizados pela autora na elaboração do trabalho final para obtenção do grau de mestre no Programa de pós-graduação em Direito da PUC Minas, inserido na linha de pesquisa Normogênese e Operacionalidade do Direito. Ao trabalho original, defendido em dezembro de 1998, foi acrescentado mais um capítulo, que aborda o tema sob a perspectiva comparatística, o que veio atender uma exigência do nosso tempo.
A autora, na incessante busca de uma compreensão mais ampla e profunda de todas as questões ligadas a essa temática do ponto de vista da Ética e do Direito, iniciou suas pesquisas partindo das mais remotas referências do direito ao próprio corpo e `a utilização de partes do corpo humano para fins médicos.
   
Biodireito - Alimentos Transgênicos
Maria Rafaela Junqueira Bruno Rodrigues, 2003, ISBN: 85-8883-902-4, Editora Lemos & Cruz Livraria e Editora, 260 páginas.
Esta obra, fruto de uma pesquisa profunda sobre os temas que envolvem os organismos geneticamente modificados, procurou de maneira clara e objetiva esclarecer os problemas inerentes à utilização desregrada da engenharia genética no que diz respeito à produção de alimentos, dispensando especial atenção à bioética e ao biodireito, procurando despertar no leitor a necessidade de proteção aos seres humanos principalmente com desvelo às possíveis conseqüências que possam ser impostas ao ecossistema, pois, é de conhecimento geral que os seres dependem da terra para continuar a manutenção de sua própria existência. Constituindo-se em excelente instrumento de pesquisa, não somente para os profissionais da área do direito, mas também para todos os que querem se aprofundar na temática e conscientizar-se de um assunto atual e de interesse coletivo. A autora faz um convite à reflexão, discorrendo sobre o tema e colocando em evidência alguns tópicos.
   
Biodireito - Ciencia da Vida os Novos Desafio
Maria Celeste C. Leite Santos, 2001, ISBN: 85-2032-070-8, Editora Rt, 374 páginas.

Há tempos surgiu a necessidade de se construir, entre o Estado e a vida material, um senso comum e um sistema de regras que permitissem aproximar as Ciências da vida ao Direito e à Ética. A presente obra conta com diversas reflexões mostrando a riqueza da abordagem do tema em óticas distintas. A intervenção do legislador ao disciplinar uma matéria específica equivale à imposição de uma determinada concepção ética, uma escolha de valores que podem contrastar com comportamentos íntimos e pessoais, com os convencimentos religiosos dos cidadãos, especialmente no tema do direito à vida. São abordados as leis bioéticas, a engenharia genética, os direitos da personalidade, os aspectos sobre o projeto genoma humano, o exame de DNA, a eutanásia, os alimentos transgênicos, entre muitos outros temas. É imperioso que a sociedade não ignore mais a aplicação biotecnológica na vida de cada cidadão.
   
Novos Temas de Biodireito e Bioética
Vários Autores, 2003, ISBN: 85-7147-312-9, Editora Renovar, 257 páginas.

O presente volume publica textos de alunos e professores, que contêm os resultados da investigação realizada, durante o ano de 2001. Traz os resultados das investigações levadas a efeito em função de alguns problemas centrais no campo da Bioética e do Biodireito: abrangência e princípios da bioética e do biodireito; clonagem; patenteamento genético; eutanásia; reprodução assistida; disposição do próprio corpo. Pretende-se, assim, sistematizar e explorar os temas polêmicos que se encontram na intersecção da Bioética com o Biodireito, campo onde se explicitam o grande desafio para a Ética e o Direito contemporâneo.
   
Temas de Biodireito e Bioetica
Heloisa Helena Barboza, 2001, ISBN: 85-7147-270-X, Editora: Renovar, 348 páginas.

O presente livro reúne textos de professores e alunos da UERJ e de outras instituições, produzidos na área de abrangência do Grupo Institucional de Pesquisa "Bioética e Biodireito" da UERJ, e pretende discutir a problemática ética resultante dos novos conhecimentos da Biologia e de suas aplicações tecnológicas, mas, principalmente, suas necessárias conseqüências sobre o Direito, gerando o Biodireito quem, sem dúvida, terá lugar de destaque no milênio que se inicia.
   
Bioética e Biodireito - Col. Gestão em Saúde
André Marcelo M. Soares; Walter Esteves Piñeiro, ISBN: 85-1502-465-9, Editora Loyola, 135 páginas.

Esta coleção tem por objetivo principal promover a disseminação do conhecimento gerencial aplicado ás organizações que atuam na saúde, sem dúvida, um dos setores mais complexos de administrar. Pretende interagir com o processo de desenvolvimento gerencial, apresentando os principais conteúdos da moderna administração de saúde, e estimular a visão crítica e socialmente responsável como um desafio-meta da excelência organizacional.
   
Introdução ao Biodireito
Reinaldo Pereira Silva, 2002, ISBN: 85-3610-290-X, Editora Ltr, 391 páginas.

Este livro encontra sua justificação social na complexa crise político-jurídica atual, documentada de forma particularmente emblemática pela atitude omissa das legislações, inclusive a brasileira, em face das inovações tecnológicas no âmbito biomédico. Sem desmerecer o caráter didático de uma Introdução, o autor se propõe a demonstrar que somente se pode falar em direito e em ética, para muito além das abordagens vazias de conteúdo, quando se orienta a projeção reflexiva em conformidade com a natureza humana.
   
O Estado Atual do Biodireito - 2 Edição 2002
Maria Helena Diniz, 2002, ISBN: 85-0203-871-0, Editora Saraiva, 840 páginas.

Os avanços da biotecnologia e da engenharia genética geram problemas ético-jurídicos, tornando imprescindível o estudo sobre a bioética e o biodireito. Sendo assim, essa renomada autora aborda questões como transfusão de sangue, transexualismo, transplante de órgãos e tecidos, experiências em seres humanos, tortura médica, a AIDS e o direito. Seu estudo avança para a análise do direito ambiental, considerando a crise ambiental e o desenvolvimento, a preservação da biodiversidade, o impacto ambiental da biotecnologia, a biopirataria, a tutela jurídica do meio ambiente e a responsabilidade civil pelo dano ecológico. Seguindo o mesmo rigor científico que lhe é peculiar, ressalta a necessidade de adequação do estado atual às exigências do mundo moderno e discorre sobre o futuro da bioética e do biodireito no século XXI.
   
Biodiversidade e Patrimônio Genético no Direito Ambiental Brasileiro
Celso Antônio Pacheco Fiorillo; Adriana Diaféria, Editora Max Limonad, São Paulo 1999.
Esta obra se propõe a analisar a proteção da biodiversidade em função da legislação e do direito ambiental vigente no direito brasileiro, apresentando ainda abordagem relativa a evolução da discussão acerca dos primeiros projetos de lei referentes a proteção da biodiversidade e do acesso aos recursos genéticos, bem como sobre a evolução da bioética e sua importância neste contexto.