O centro da
Discussão
Tramitação do PL
de Biossegurança
Quem é pró e
quem é contra
Posicionamento dos países europeus


Outras opiniões:

Heloisa Maria Pinto dos Santos
Estudante


Allen Lohanny
Sem Profissão

Sou a favor se for apenas para a cura de doenças mas se for ultilizado para outros fins serei contra.

Paulo Cesar de Santana Jesus
Estudante

Nós somos a favor por que resta saber tais decobertas irão benefeciar a pessoa de modo geral ou se irão benefeciar apenas pessoas de poder aquisitivo maior.

Camilla Cardoso e Patricia Fernandes
Estudantes

Jandira R.Torres
Professora

Embriões Esquecidos
Sou a favor da pesquisa com células tronco embrionárias. Afinal, quantos embriões existem congelados por aí, esquecidos, até serem finalmente destruídos depois de um período de 5 anos? É ignorância não serem utilizados em pesquisas que poderão ajudar tanta gente. Sou Fisioterapeuta e trabalho com reabilitação, lido com isto diariamente. Só gostaria de saber como seria a opinião desses ignorantes q são contra as pesquisas, se tivessem um filho(a) com mielomeningocele ou qualquer outro tipo de paralisia, ou qualquer outra doença que se beneficiaria com as células tronco? Será que essa opinião contra não passaria a ser a favor? É aquela velha história: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco." Reflitam sobre isso, por favor. Obrigada.

Daniela Duarte Gardin
Fisioterapeuta

Cura de várias doenças
Acho que ninguém tem dúvida que o estudo das células-tronco é inevitável pois pode ser a partir daí que nós devemos ter a descoberta da cura de várias doenças. Mas na sociedade em que vivemos isso é muito complicado devido a religião que é muito forte e também no fato de ser de difícil compreensão para muitos a necessidade de se ter células embrionárias para poder ter essas células-tronco. Muitos acham que isso é estar sacrificando uma criança. Eu sinceramente acho que esse tipo de pesquisa é muito importante, pois muitos que são contra nunca param pra pensar que um dia talvez a gente possa precisar dessa pesquisa para poder curar uma parasia em nós mesmos com a ajuda de células-tronco. Se é possivel mesmo conseguir celulas tronco do cordão umbilical ou dá placenta seria mais interessante utilizar esse meio q células em embrionárias. Obrigado

Luiz Cardoso
Estudante de Farmácia UNILAVRAS - Lavras, MG

 


Eu como estudante e interessada neste assunto,creio que as celulas tronco sao importantes pois elas sao grandes avamços da ciencia,alem de salvar vidas.Creio que no futuro com um aprofundamento maior no assunto elas serao essenciais para a humanidade.

Barbara Soares e Erika Oliveira
Estudante (Sacramentinas) Salvador-BA

Defendo meu TCC, sobre o assunto, e penso que ao invés  das pessoas serem contra, pq não reflitam sobre o assunto, pq ´remar contra a maré´??...Tbm penso que a mídia temgrande culpa nisto, dando ênfase polêmicas às opinioes contrarias à pesquisa. Tenho acompanhado pacientes que ja receberam a injeção de células tronco do cordão umbilical e ´renasceram pra vida. Não é gratificante  ver o sorrizo,daquele que dependia de alguem pra tomar um banho de sol?

Reflitam...

Alice
Enfermeira/Estudante de Educação Fisica

Não consigo entender como alguem pode ser contra a utilização da célula tonco....Pense, você que é contra: Imagine-se numa cadeira de rodas sem poder locomover-se devidamente e de repente uma luz repleta de esperanças. A célula tronco pode libertá-lo (a) faze-lo (a) andar novamente... não seria divino? Por favor....

Dalmar Rosa
do Lar

Sou contra, pois temos bons resultados com celulas adultas entao devemos dar mais importancia para as celulas tronco antes da tentarmos as celulas embrionárias

Rubens
estudante de enfermagem

Vamos colocar um basta nos dogmas e doutrinas do clero. Estamos falando em devolver dignidade e vida a pessoas q estao em situacoes sub-humanas!!! Sou completamente a favor, e eu particularmente estou me informando profundamente sobre o assunto, juntamente com colegas que ja estao colocando em pratica na veterinaria com animais paraliticos, pois ja tive provas de q realmente e este o caminho...emocionante! NAO PODEMOS PARAR A CIENCIA! que bom!!!!!!

Roseli Sanches
Estudante de Medicina Veterinaria

Sou favorável a utilização de células tronco tanto adultas quanto embrionarias!! hoje esta liberado o uso da pilula do dia seguinte e o DIU! seria totalmente retrógrado impedir as pesquisas! muitas pessoas poderiam viver mais e melhor!!

Marcela
estudante da área de saúde

A pesquisa realizada com células-tronco independente sendo de embriões ou fetos e até mesmo adultas serão de grande espectativa humana. Pois a esperança de uma pessoa na qual tem seus dias contados para morrer terá a chance de se salvar por micro-células na qual serão aptas a deixá-las sobreviver e ter um novo sentido para vida, pessoas que sofrem de paralisa podem ter cura etc. Enfim temos médicos e pessoas competentes no qual fazem essa pesquisa se tornar real e promissória para a humanidade. Enfim vamos colocar um basta nos dogmas e doutrinas do clero. Estamos falando em devolver dignidade e vida as pessoas que estão em situações sub-humanas!!! Sendo que você não sabe se amanha vai necessitar dessa célula que você luta para não doar.

Janaina Ribeiro dos Santos Ghisolfi
Técnica de Enfermagem

Sou criteriosamente a favor. Chega de hipocrisia é para o bem da humanidade, ciência é para avançar e nós somos capazes.

Roberto Moreira Fernandes
Universitário/Fisioterapia UNIPAC-TO

Desejo que a célula-tronco traga muitos beneficios para aqueles que precisam tenho um neto com paralizia cerebral. Como rezo para deus iluminar esses médicos e trazer um pouco de alegria para nós que estamos nessa expectativa. Deus abençoe esses médicos.

Vera Senna
do lar

Bom...acho isso um assunto sem respostas.
Entrei nesta página por pesquisas, meu professor de biologia dividiu a sala e nos pediu para defender os prós e contras da célula-tronco. Sou do grupo PRÓS. Independente disso, devemos por o caso a pensar..
será que é bom, matar vários seres que mal experimentaram o gostinho da vida para envestir em uma pessoa que já viveu a vida??
mas também..
será que não vale apena..assim com já foi sitado..
investir em uma pessoa que tem alguma deficiência e tem o desejo de ser curado? não é melhor você "sacrificar entre termos" uma vida..que não foi experimentada ainda..imagine a alegria de uma mae..e uma pessoa..que já esteve com algum tipo de deficiencia e poder ser curado!!! isso seria muito bom! Acho que é um assunto muitoo polêmico..
sou a favor!

Enaile
estudante da 8* Série

Sou totalmente a favor a tudo que possa trazer uma nova vida às pessoas impossibilitadas por qualquer tipo de doença. Minha mãe tem um sério problema de osteoporose e para complicar teve um AVC, bom, não é difícil imaginar o quanto quero vê-la boa e suas chances estão no tratamento com as células tronco. Vamos abraçar esta causa é para o bem da humanidade. Pensem nisto!

Angela
do Lar

Acho uma loucura utilizar células-tronco para fazer clonagem. Deve ser usada para salvar vidas.

Roberto Neres
Estudante

Sou a favor pois estou numa cadeira de rodas já vai fazer 6 anos e com as células-troncos embrionárias pode nos dar uma oportunidade de estar com esperança já que depois de 3 anos os embriões não servem mais pra nada ao contrário de muitas pessoas que criticam deviam ficar por dentro das coisas já que eles criticam as pesquisas e nem sabem que depois de 3 anos essas células servem pra ajudar pessoas que nem eu ou até pior e que depois de 3 anos não estão prejudicando os fetos e sim dando esperança para pessoas deficientes ou com outros problemas enfim acho que tudo que sirva para a evolução da humanidade sem prejudicar ninguem não tem mal algum. Obrigado pelo espaço

Thiago Demiquele da Silva
Aposentado

Eu sou a favor, pois com células-tronco pode dar a cura a varias doenças graves como a paralisia e algumas doenças cardio vasculares.

Evaldo Lunz Gomes Filho
Estudante

Sou a favor pois a morte não é reversível. A partir do momento que não existe mais chance para a restituição da saúde humana, a única coisa que nos resta, se existir possibilidade, é doar o orgão que ainda está vivo, pois devemos lembrar que existem mais de 50000 pessoas em espera onde devemos portanto, deixar fluir o amor ao proximo e ajudar de alguma forma a quem está sofrendo!

Lidiany Fábris
Estudante de Nutrição

Sou a favor, tenho uma filha que tem diabetes, ela não aceita a doença e tenho medo de passar por problemas piores por conta disso. Gostaria que as pessoas que fossem contra se vissem só uma vez tendo que furar a barriga 6 vezes por dia para aplicar insulina por favor não vamos ser egoistas. Você que for contra imagina a pessoa que você mais ama precisando disso e você tendo e negando, será que você realmente negaria? Hipócrita!!!!! Sei que não........pense melhor muitas pessoas deixaram seus filhos morrerem por não quererem fazer transfusão de sangue voce faria isso? Fico revoltada porque minha filha nunca teve problema nenhum e agora vive na esperança dessa celula e vem meia duzia e diz que é contra. Sabem porque? Porque não tem ninguém na familia que esteja precisando.... Vamos acordar e pensar um pouco nos outros. Amanhã pode ser seu familiar que esteja precisando dessas células. Obrigado e desculpem meu desabafo. Minha filha só tem 20 anos é professora de português, inglês e espanhol.

Marly Scombatti
do lar

Sou a favor... pois nós não temos direito de tirar a vida de ninguém, a vida é uma coisa maravilhosa nós temos que vive-lá intesamente enfrentando as doenças e tudo que vier, sou a favor pois está beneficiando as pessoas doentes que precisam da célula tronco para sobreviver!

Luana
Estudante

Eu sou a favor pois tenho ouvido e acompanhado oas pesquisas que tem sido embarreradas por muitas pessoas que dizem ser contra por não precisarem de uma tratamento como de muita gente no mundo todo como eu e outras pessoas aguardando um orgão para poder pelo mesnos sonhar que a vida ainda existe... Espero que essa pessoas mudem de idéia o mais rapido possível pois vms morrer se não tomarem umaa decisão agora abraços e fé e esprerança para todos...

Marcelo Clemenie Barbosa
Aposentado por invalidez

Sou totalmente a favor da Biotecnologia e especialmente do uso das células-tronco. O Homem cada vez mais, vem criando tecnologias de ponta, que ajudam a ele e ao meio ambiente. Por que não usarmos uma tecnologia a favor do homem? Uma tecnologia que pode melhorar nosso bem estar social? Jesus era totalmente a favor da vida, por que o clero é contra o uso das células tronco, sabendo que com o uso delas, elas poderão salvar uma vida? Cada vez surgem mais perguntas e muitas delas estão sem respostas ainda. Por isso cabe a nós, saber interpretar essas perguntas e criar o nosso próprio argumento à respeito da biotecnologia, para que nós podemos defendê-la quando alguém chegar e nos dizer ser contra a biotecnologia e seus benificios.

Nathan Pulga
Estudante do 2º ano do ensino médio

Sou a favor de quaisquer células-tronco, que possam me curar. Sofri um TCE em acidente automobilístico, porém nada vejo ou ouço falar à respeito de pesquisas em traumatismo craniano. Se houver qualquer pesquisa à respeito, agradeço que me informem por e-mail, para que eu possa ter uma esperança. Obrigado.

Enrico Matos
Advogado

Eu sou totalmente a favor, porque este estudo com celulas tronco nos deixa bem claro que ele regenera tecidos, e como se dissessemos que ele nso desse "vida"...
Eu estou estudando sobre isto e acho que e uma otima chance para quem tem doenças.

Karine
Estudante

Sou a favor, tenho um filho com paralisia cerebral e se essa for a chance da cura dele e de muitos com problema semelhantes,alguem tem o poder de impedir? só quem passa por probelma semelhante sabe o que isso significa.

Silvia Cristina Ferreira
Assistente Social

A falta de conciência é o que falta na vida das pessoas.
Existe um prazer em "dar" vidas, tirando outras, pois na realidade, sabe-se que o embrião é também uma vida, a qual os homens como sempre só pensam em crescer,esquecendo-se de que ele só está se auto destruindo.
Quem dar e tira a vida é Deus!!!

Valdir dos Santos
auxiliar de informática

Só a favor se as pesquizas forem a beneficiar as pessoas mais carrenciadas e não para outros fins.

Ayubo Amisse
estudante de Biologia

Estou a favor desde que se use em prol do desenvolvimento da ciência e cura de várias pessoas que padecem por estas doencas.

Diocreciano Dbero
estudante de Biologia

Eu estou grávida de uma menina que tem anencefalia e eu opitei em tirar porque eu sei que eu vou ficar muito mau se eu deixar uma criança que pode viver apenas 48 horas, eu sei que muita gente vai me criticar pela minha opinião mas já estou de quase 5 meses e só eu sei o que estou passando, e como esta sendo pra mim...

Fabiana Aparecida Siqueira
sem ocupação

Eu sou a favor!!!
atraves delas,... vidas podem ser salvas!!!

Laiza Soares Ferreira
Estudante

Eu sou completamente a favor, afinal...
o que seria do mundo sem o avanço da ciencia???

Fernanda dos Santos de Oliveira Sousa
Estudante

Eu nao sei muito sobre eese assunto mas, pelo que eu andei lendo, eu sou a favor das pesquisas com as células-tronco, já que elas podem curar várias doenças como diabetes, paralisias, entre outras. E acho que as pesquisas sobre essas células precisam ir adiante sem interrupçao da igreja que pra mim não deveria se meter nisso. Já que tudo que é morto seja por bem ou por mau é condenado pela igreja. Eu falei de morto porque como todo mundo sabe os embriões, em que as células-tronco são retiradas precisam morrer, mas o que é melhor, você salvar a vida de uma pessoa desenvolvida com uma vida pela frente ou um embriao?
Bem pra mim deveria se salvar a vida de uma pessoa dessenvolvida porque já pensou uma criança de 10 anos presa à uma cadeira de rodas pro resto da vida, sem poder fazer o que uma criança normal pode fazer e ainda sofrendo preconceito por estar presa a uma cadeira e ficar dependo toda hora das pessoas. Por isso com as células-tronco, essas pessoas poderão mudar sua qualidade de vida pra melhor podendo fazer atividades que normalmente nao fazia. Isso seria um grande avanço da ciência, salvar milhares de pessoas de doenças que hoje são consideradas incuráveis, e que daqui a alguns anos podem ter cura, por causa de uma célula, pense nisso vocês que são contra. Reflita você por um momento em uma cadeira de rodas sem poder fazer o que uma pessoa normal faz, dependendo das pessoas sempre, sofrendo preconceitos, querendo sair de qualquer jeito daquela cadeira mas sem successo e o jeito é ficar ali para sempre.....
POR UM MUNDO MELHOR....

Renan Soares
Estutande do 2° do colegio pedro 2º

É inútil dizer que é para o bem e para a evolução da ciência, se vidas são utilizadas como "objeto" pelos os cientistas em pesquisas, ao fim de querer salvar vidas, matando outras. É algo desumano, contra vida, tudo há limites! É necessário saber utilizar sem exageros, e isso já está passando dos limites éticos. É melhor utilizar outra maneira de salvar vidas, como o uso das células tronco adultas.

Jéssica Mayara Bandeira Soares
Estudante do primeiro ano científico

Acho muitíssimo importante esse estudo sobre células-tronco para o desenvolvimento de assuntos que poderão contribuir na descoberta de novas drogas, para a cura ou a diminuição de sofriment decriaturas condenadas, com doenças trágicas.

Irany Vaz
Professora

Sou a favor.Como mãe de um filho portador de Distrofia Muscular Duchenne, ciente da importância da aplicação das células tronco para recuperação de muitas outras doenças, suplico e imploro que as pessoas mais capacitadas e responsáveis agilizem e apressem, por que os doentes e seus familiares, sofrem demais em saber que pode haver a cura,mas estão impedindo que vivam.

Celia Harumi Kateoka Vieira
do Lar

Sou a favor pois acho q todos tem direito a uma segunda chance. Achei o site muito interessante e otimo p/ pesquisas....

Desirre Lorraini
Estudante

Sou a favor. Depois de ter entendido a importância e a eficácia dessa nova base de pesquisas, fiquei completamente encantada. É nesse tipo de projeto que deveriamos fixar a nossa atenção. Não há forma mais bonita de salvar vidas, até então, desenganadas pela medicina. Quando a pessoa se encontra ou a um ente querido numa situação como essa, é que começa a refletir na dimensão de novas oportunidades de cura. E isso é maravilhoso. O Brasil tem hoje centros avançados nessa área e pesquisas com resultados motivadores; e por que não usá-los? Situações mirabolantes e fuga do foco central do assunto tem deixado a grande população com medo e desorientada. E estas, acabam sendo contra algo, que não sabem do que se trata ao certo e acabam apresentando motivos que não tem sentido nenhum. Reflita. Olhe para esse projeto com bons olhos, e verá que um sucesso desenvolvido com células-tronco pode salvar milhões e milhões de vidas no mundo. Revise seus conceitos.

Kríssia Carvalho
Estudante 2 ano - Ensino Médio

É dificil.

Sabemos que a vida hoje em dia é dura. Portanto se temos nas mãos algo onde podemos fazer dessa "arma" um modo de salvar vida, por que não? Mas deve-se antes de tudo ser estudado todos os riscos pois o ser humano na sua indole já tem a manifestação de apenas criticar os erros e pouquíssimas vezes ele elogia um trabalho bem feito.
Para que pessoas tenham uma nova oportunidade de vida sou a favor.

Quene Cáiron
Estudante

Sou contra o uso da célula tronco, por que as pessoas e os cientistas que são a favor, só vêem a possibilidade de cura e de tratamentos de doenças, mas não ver que estão matando várias vidas, infelizmente quase todos os cientistas só vêem este lado da célula tronco, em quanto tentam salvar uma vida, estão matando várias.

Carlos Antonio de Jesus
Office Boy

Para que eu não veja o meu filho de 6 anos pedir doce e não poder dar, não poder correr sem hipo, para não furar seus dedinhos, se esses politicos sentisse o que um diabético passa por dia eles mudariam de idéia ou se tivessem seus filhos diabéticos com certeza o desempenho das pesquisas ja teriam avançado.

Maria Madalena Maia Rodeghieiro
Comerciante

Sou totalmente a FAVOR, visto que o homem está cada vez mais se tornando consciente e buscando novas formas e soluções, juntamente com alta tecnologia e desenvolvimento para conseguir amenizar ou até mesmo sanar problemas de saúde. Vejo essa questão como uma dádiva de Deus, a capacitação do homem em estudar e desenvolver métodos novos para beneficiar o ser humano.
isso é maravilhoso. E digo mais, as pessoas que são contra, daqui um tempo serão a favor, senão for pelo método de aceitar devidos as situações já impostas e resolvidas, serão porque talvez esta seja a única oportunidade que terão de ter suas vidas salvas, no caso de adquirirem alguma doença, que seja curável com células-tronco.
Parabenizo a todos que estão juntos neste trabalho, e acreditem vcs podem, Deus deu a vcs a inteligência e os neurônios para pensarem, criarem, inventarem, solucionarem e sanarem problemas, Deus não criou o homem com nenhuma doença, ele foi criado com saúde, muita saúde.

Silvana Baptista
8.semestre de Enfermagem

Bem, somos a favor, pois acreditamos que elas possam salvar vidas no futuro, mas somos contra a clonagem! Pois somos evangélicas e acreditamos que ninguém possa "criar" um ser vivo além de Deus, porque só ele tem esse poder.

Débora e Ana Paula
Estudantes

Sou estudante de direito, sei que sou a favor porque estou na cadeira principalmente, e sei tambem que isso não é uma decição que deve ser tomada de uma hora para outra sem discutir, pensar e analizar, mas é o meu direito de querer voltar a andar de pelo menos tentar fazer alguma coisa isso envolve diretamente a mim esse momento é meu e pouco me importa o que os religiosos pensam e os contras eu quero voltar a andar e não me importa a decisão deles, eu posso tirar um embrião de um feto meu!

Junior Pansani
Estudante

Somos à favor...pois não estariam desvalorizando nenhuma vida, muito pelo contrário, valorizariam muito mais...uma vida para salvar outra...é disso que a população precisa estar concientizada! Se queremos o bem de todos porque deixar uma pessoa no sonho de recuperação, se já temos uma grande chance de salvar uma vida...

Rafaela Lelis/Camila Fredo
Estudantes

Sou a favor do uso de celulas- tronco, inclusive embrionárias, para fins terapêuticos. Pois, conforme o que pesquisei as mesmas não possuem sistema nervoso central, e dessa forma acho que não podem ser consideradas uma vida totalmente formada. É importante lembrarmos que tudo na vida tem seu preço, na medicina não é diferente. Esta não pode ficar estática, ao contrário precisa evoluir, porque tal progresso e também a pilastra da esperança de milhares de pacientes. É possivel realizar pesquisas com essas células respeitando os conceitos de bioética, basta que se tenha um severo controle e que as delegue a profissionais sérios e capacitados. células-tronco já! legisladores escutem o grito da sociedade!

Sheila Valeria Linhares
Estudante de direito

Apóio a ultilização da célula-tronco pois irá ajudar várias pessoas e melhorar nossos conhecimentos.

Hitalo Guilherme
Estudante

Eu sou contra, pois acho muito errado matar embriões, mesmo sendo unicelulares e que muitos acham um ser insignificante,é uma vida.
Pensem que estão matando vidas todo dia pra uma coisa que nem está dando resultados. Isso é assassinato em massa!!!!.....

Débora Corrêa
Estudante

Sou contra totalmente.

Diogo Alves dos Santos
Estudante

Eu sou a favor, pois a ciência tem que evoluir plenamente em beneficio da humanidade. Estas pesquisas vão trazer melhorias na qualidade de vida da população que necessita das células tronco.

Alex Pimenta Rodrigues
Estudante de Enfermagem (4pº)

Sou contra, pois poderíamos potencializar estudos com células-tronco adultas, desviando do embate ético mesmo que parcialmente, desenvolvendo métodos mais eficazes de uso de células-tronco adultas, ao ponto desta técnica ser muito mais utilizada. Atualmente sofremos um modismo denominado clonagem, onde busca-se o uso desta, como justificativa obrigatória para estudos na grande área de biociências.
Levando-se em consideração o fato que existem vários embriões criogenizados, poderiam estes, servir para a obtenção de células-tronco, evitando a destruição de inúmeros embriões, para poucos sucessos, que são obtidos com os atuais conhecimentos sobre a técnica de clonagem.

Huilquer Francisco Vogel
Estudante

Eu sou a favor, meu namorado está com paraplegia devido um tiro que recebeu, situação de assalto. Hoje ele vive com a insegurança e a revolta. A ciência deve se avançar sim, dar condições para o cidadão escolher e optar por tratamentos seguros. O Ser Humano é capaz de estudar todas as formas de cura...mas, apenas um fato ele nunca poderá inverter. A MORTE. Portanto nossos governantes teveria dar subzídios para um estudo reforçado e nós podermos escolher e beneficiar da cura.

Márcia Mendes

Sou a favor da células-tronco. Há dois anos descubri que sou portadora do diabetes e sigo desde então tomando injeções para controlar a glicêmia.
Mas com certeza as pessoas que são contra as pesquisas não sabem como é conviver com o diabetes!
É uma doença que se controlada temos uma ótima qualidade de vida, mas não é bem assim, imagine vc controlando sua alimentação a todo tempo? Doces e carboidratos são os que temos que controlar também, e certos tipos de bebidas.
Portanto acho que devemos sim, ser a favor das pesquisas e não deixarmos que religiões nos impessam de termos a cura!!!

Nicole Antonetty
Estudante

Sou a favor quando o assunto for extremamente associado em salvar vidas...
Agora quando se é usado células-tronto para clonagem eu não concordo nem um pouco...
Acho que é puro preconceito das pessoas q são contra, pois para mim, células-tronto possui o mesmo sentido de doação de sangue e doação de órgãos...sou a favor de tudo aquilo que é relacionado em salvar vidas...só digo não a clonagem... e também, acho que é um pouco de preconceito das pessoas religiosas, não vou julgar as religiões por serem contra pois acho que cada uma deve seguir o que lhes é ensinado ...mais ...quem sou eu para julgar principalmente uma religião...
Bom porque não salvarmos vidas?
Vamos liberar essas pesquisas aí,,,
Essa é a minha opinião formada...
Absolutamente a favor de uma vida nova e extremamente contra a clonagem...
Células-tronco só para curar...

Juliana Ferraz
Estudante

" É preciso união, pensar sobre ideais humanos, para que haja uma saída universal. É preciso uma organização internacional, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), para regular a questão ".

Cassiano Ricardo
Médico

Eu parabenizo o projeto e acho que ele deveria ser mais reconhecido, pq ele além de salvar vidas beneficia a nossa sociedade. Seria interresante se nos ficassemos sabendo um pouco mais dele pela midia. Esse projeto me enteressou muito.

Juliana Albuquerque
Estudante

Sou a favor,
Não há como não achar um pouco esquisito falar em criar embriões para desenvolver tecidos humanos. Isso fere a moral vigente como a doação de órgãos, mas é um avanço indiscutível.
É necessário informar a população para desmitificar esta tecnologia assim como temos que promover debates para tentar garantir uma utilização ética já que nossa civilização anda com alguns problemas neste campo.
Apesar de tudo isso, de acordo com o que li, o uso de células-tronco não colocam em risco a vida como ocorre com diversas outras práticas (agronegócios, transgênicos, cultura de consumo) consistindo muito mais em um problema moral do que ameaça real.

Roney Belhassof
Analista de sistemas - Empresário

Sou a favor. As pessoas que se posicionaram contra a pesquisa em células tronco, estão alegando que os embriões usados são vidas que estão sendo mortos injustamente. Que são vidas eu concordo, mas são vidas que em cinco anos serião descartadas. Ao serem utilizadas em pesquisas podem ajudar na cura de doenças, como o mal de Alzheimer, o Diabetes, e a Distrofia Muscular de Duchenne. Tente pensar nos embriões como órgãos que serião doados após a morte, esses órgãos fariam com que uma pessoa com limitações pudesse viver de modo saudavel novamente. E quanto a opiniões que dizem que essas pesquisas são assassinatos em massa, que os cientistas estão matando vidas inocentes, pensem na comida que vocês comem todos os dias, será que o animal morto no seu prato merecia morrer?
E quanto a visão religiosa sobre a pesquisa, não se pode levar em consideração a visão de uma igreja que diz "não ao uso do preservativo" e é contra o aborto em casos como o estupro ou doenças como a anencefalia.

Laura Araújo
Estudante

Tenho pesquisado muito sobre o tema para um trabalho de escola e só me interesso cada vez mais. No meu ponto de vista, as células troncos embrionárias deveriam ser permitidas sim para pesquisas, pois proporcionariam curas para pessoas que sofrem diversas doenças que, hoje, são difíceis de se tratar, no campo da genética então... E se a polêmica é o fato de que para retirar as células embrionárias está se matando uma vida, deve ser levado em conta que, cientificamente falando, um embrião não é uma vida, e isso não é dizer que estamos considerando uma pessoa por quantidade de células, mas um embrião não é vida. Acho que essa oposição de muitos,até da Igreja é ignorância. Há tantas coisas em nosso país em que não há ética nem príncipio e que só trazem males, por que se opor à um avanço da medicina que trará benefícios, curas a outros seres vivos? Seria salvar vidas.

Larissa
Estudante

Sou contra porque é totalmente contra as leis de Deus e da humanidade.

Julimar Pereira Ramos
Agente de Segurança

Tenho muita fé na minha cura, pois como DEUS nos mostrou a célula-tronco, logo ele a colocará em prática, nesse intervalo continuo sofrendo...

Paulo Imbriani
sem informação - paraplégico

Sou a favor.
Desde que o mundo é mundo acho que deus não nos colocou no mundo pra sofrer e sim viver. Para um ser humano que andou 17 anos de repente para.....
sofre acha que a vida não tem sentido, se auto coloca um peso para os amigos, para os pais, para os irmãos, no mundo ele se acha um peso. Tem vergonha de sair de casa, sente que não vale mais nada. Então Deus deixou a inteligência para o homem para ele usar. Ele usa para fazer o bem, e para fazer o mal e essa nova descoberta que ainda está sendo pesquisada é realmente uma das melhores provas que o homem pode dar a si mesmo e a Deus. N ão há nada mais maravilhoso do que saber que seu filho, seu amigo, seu pai, seu irmão quem seja vai poder (talvés) se Deus quiser e ele quer um dia voltar a andar. Se essas pessoas que são contra e são pessoas negativos convivessem com qualquer tipo de deficiencia ali no dia-a-dia. Talvéz teria uma opinião diferente, teria outro modo de agir e tentava passar esperança para quem sofre. Ok eu sinto muito em ver um jovem que eu idolatrei 17 anos da minha vida numa cadeira de roda e o que eu não faria se pudesse ajudar infelismente só posso opinar.

Neiva Lara Bonfim
Secretária do Lar

Somos totalmente a favor, pois só o fato de saber que podemos salva vidas, já é uma vitória!!!!!!!!!! por parte da ciência!!!!!! só é contra quem não entende nada da vida e não tem amor por ela.

Kaline e Tatiane
Estudantes

Nós somos totalmente a favor, pois só de saber que várias pessoas poderão ter a vida salva, já é uma enorme vitória...
A ciência cada vez mais esta evoluindo e espero que possa fazer cada vez mais por nós....
Sejam a favor da vida!!!!

Hanne e Kyka
Estudantes

Prazer em conhecer a todos que estão lendo este meu e-mail. Estou interessado nas novas fronteiras sobre as células-tronco, eu acredito que o nosso maravilhoso Brasil está muito avançado mundialmente, até mais que os Estados Unidos, Europa e Japão. Portanto eu aqui da Itália tenho muito confiança que o Brasil será o primeiro país do mundo a vencer todos os tipos de doenças, curando todas elas, e acho que a medicina brasileira está de parabéns e continue com as várias pesquisas sobre as células-tronco para poder vencer todas as doenças e deixar de lado a velha medicina.

Nicola Marciano
Colaborador Escolar

Minha esposa é diabética, tem demência precoce e foi diagnosticado alzheimer, estando agora internada. Só quem passa por uma experiência como a minha sabe dimensionar a dor que é você ver um ente querido indo embora aos poucos e deixando em nós a sensação de impotência, pois é o que sentimos diante do desconhecido.
Por isso sou totalmente a favor, não só das células-troncos, mas de toda pesquisa que venha a contribuir para a cura de qualquer doença. para isso é preciso mais investimentos, esclarecimento e conscientização da sociedade em geral incluindo aí os políticos; dos benefícios que todos poderão usufruir.

Antonio Rodrigues
Micro Empresário

Acho que somos seres humanos desde a concepção, ninguém tem o direito de tirar a vida de uma "pessoa" principalmente se indefesa. Deus já nos conhecia desde a primeira célula. Tirar a vida de alguém para salvar outra... me parece algo sem sentido... Devemos pensar profundamente sobre o assunto. O Ser humano é muito valioso para Deus.

Nalder José Setubal
Funcionário Público, Estudante de Teologia e Pedagogia

20/01/2007
Acho que pessoas que se dizem contra célula-tronco, nunca tiveram algum ente querido que precisa deste material para ter uma melhor condição de vida, pois milhares de pessoas sonham com essa pesquisa para poderem continuar vivendo ou mesmo poder ir e vir a qualquer lugar com facilidade, ou mesmo "fazer xixi e cocô" que para essas pessoas que são contra fazem com tanta naturralidade que não tem noção do que é precisar urar sondas, muletas, cadeiras de rodas e tantas outras coisas, infelizmente temos pessoas que não pensam em seu próximo.

Adriana Cristina Pincegher
do Lar

21/01/2007
Oi, já faz um ano e dez meses que sofri um acidente de trabalho e fiquei em uma cadeira de rodas. Eu acho muito bom se pudessem liberar as células-tronco. Esse governo faz muitas coisas ruins, pior do que usar célula-tronco. Os católicos fazem coisas muito mais graves do q isso. É só para o bem da humanidades.

Reinaldo
sem informação

21/01/2007
Eu sou contra a clonagem humana, quer seja animal ou vegetal, porque só Deus consegue fazer viver alguém.
Quem somos nós para criar um ser humano, animal ou planta igual a outra? Não temos esse direito...
Mas eu não sou contra a clonagem de ógãos, porque pode haver um ser vivo que precise de um novo coração ou fígado por exemplo, e assim pode-se salvar esse ser vivo.

Telma
Estudante

22/01/2007
Sou a favor.
Acredito que se a humanidade já chegou à estas descobertas, e na ciência existe o suporte para elas, então temos o dever de dar atenção.
Por que não investir na qualidade de vida de tanta gente que tem esperanças e pode usufruir deste bem?

Lyane Amaral Abduch
Arquiteta

29/01/2007
Aqueles que se dizem contra a lei da biosegurança,desconhece o sofrimento de uma mãe que por um triste infortunio na vida se ve condenada a ter seus ultimos dias de vida,cuidando de um filho,vítima de um descaso e irresponsabilidade de um orgão publico que não tem nenhum compromisso com a segurança do cidadão.

Josue Gomes de Oliveira
ex-motorista oficial (ministério de saúde)

02/02/2007
Sou favorável ao uso de células-tronco, pois, se temos a oportunidade de trazer a vida a muitas pessoas que sofrem e que só elas e seus familiares e amigos sabem o sofrimento que é ter sua saúde comprometida. Acredito que as pessoas que são contra nunca chegaram a pensar que um dia podem estar na mesma situação ou seus parentes e ai? Será que elas continuariam contra as pesquisas, seus avanços e aplicações? Tenho certeza de que não. Sou evangélica e sou a favor da vida, para os religiosos que se diizem contra. Acredito que não estão cumprindo com o mandamento: Amar ao próximo como a timesmo. Bem era isso que tinha a dizer, obrigada pela oportunidade.

Francidalva de Brito Barroso
Acadêmica de Enfermagem

08/02/2007
Os governantes não fazem idéia de como é fundamental para humanidade a liberação do transplante de células-tronco. Pois, faço parte de milhares de pessoas que estão nessa espera angustiante. Tenho um irmão que tem diabetes melito muito oscilante, ele e nossa famíilia sofremos muito com as convulções que ele tem causadas pela hipoglicemia.

Elizabeth de Oliveira Bueno
Dona de Casa

15/02/2007
A favor. Por que qualquer inovação cientifica que ajude a salvar vidas deve ser pesquisada.

Val
Instrutor de informática

15/03/2007
Sou totalmente contra esses abusos que fazem com células, e com o ser humano.

Maria Bárbara Melo Borges
Empresária

16/03/2007
Sou a Favor tendo em vista que nem a igreja nem os políticos devem impedir ou dificultar o avanço da ciência, portanto se estamos descobrindo alguma coisa extraordinária, deve sim continuar, o que precisa ser evitado é os abusos, principalemente com relação a vida, deve ser preservada, Heráclito quando afirmou que os cosmos eram explicados pelo fogo, muitos eruditos criticaram, no entanto, os escritos desses filósofos nos trazem ainda hoje motivos de reflexão, de forma que se atavés da célula-tronco pode se descobrir a cura de doenças terríveis como o câncer e ainda as que podem vir a surgir, não vejo motivos para a preocupação, na verdade o Estado deve fazer a sua parte, cumprir suas obrigações de Estado, a Igreja deve continuar cumprindo o seu papel de igreja sem perder a sua referência, e os cientistas devem continuar a fazer o seu papel de cientista, finalizando sou a favor.

Espedito Siqueira dos Santos
Policial

20/03/2007
Sou a favor pode muitas vezes a pesquisas não dão certas. Mas não custar tentar pois a esperança é a ultimna que morre.

Alexsandro Barcelos Nunes
Médico

31/03/2007
É interessante esse assunto que está causando muita polêmica.
vejo da seguinte forma: o homem precisa evoluir, descobrir novas formas de como viver mais sem agredir a natureza, e sem agredir a si próprio. O homem não pode brincar de ser Deus. Pois, só Deus sabe como seremos daqui a 10, 20, 30anos e ainda se estaremos vivos até lá.

Cláudia Regina
Estudante do ensino médio

03/04/2007
"Não se justifica matar uma vida para salvar outra. De acordo com a ética e religião, o embrião já pode ser considerado um ser humano em desenvolvimento."

Nelson Santiago
Estudante

10/04/2007
Porque o ser humano está sempre consertando seus erros ao invés de fazer as coisas direito, quer tratar sintomas e não as causas, não adianta tratar doenças pulmonares com o crescimento de um novo tecido pulmonar se a causa ainda estiver no ser do paciente, se é um fumante de nada vai adiantar, temos que mudar é nossos valores aprender a deixar de ser condicionado, alienado de que adianta um coração renovado se o paciente continuar comendo carne entupindo novamente seus vasos? É mais um meio de se fazer fortunas, se realmente alguém quisesse transformar essas nossas condições de seres humanos sempre doentes, já teria feito é simples mas o simples não garante lucros, não faz a população comprar remédios e nem procurar tratamentos com células tronco. A saída está em cada um de nós, a mudança e evolução está na boa vontade de cada um de nós. Em perceber as condições que estamos inseridos pelos sistema, e não vir com o papo de que eu faço parte fica assim, você é uma célula do sistema que pode regenerar todo ele!!!!

Rafaela Daloma Vicente
Estudante

18/04/2007
Formar opinião em uma questão tão delicada, é colocar em risco a vida humana. É preciso saber e unir os preceitos da vida. Mas, convenhamos... Se a medicina for ética e de responsabilidade e os resultados forem para salvar vidas, então, não podemos parar o tempo apenas por questões obvias de opinões formadas de alguns segmentos da sociedade. Precisamos sim o quanto antes de salvar vidas e o nosso planeta.

Jardson Gesmar Frederico
Micro-Empresário

25/04/2007
Vocês são a favor da morte?? do assasinato??
por que se forem...dae ok. Mais se naum...pensem um pouco no que vocês estão fazendo com a vida de crianças inocentes!!
Naum adiantada nada! salvar uma vida e matar outraa!
Então vamos pensar nisso...na criança que esta no mundoo! que é uma vida!
Que Deus tem esperado!
E quem são vocês para MATAR??
Seus assacinos!
Como que vocês ficam?
PENSEM NISSO
Obrigada pela atenção!

Bruna Maruia Avrlino de Lara
estudante

05/05/2007
Totalmente a favor de aprofundar as pesquisas sobre o melhor uso das células-tronco, desde que o principal propósito seja salvar vidas.

Junior Cesar Fiorentin
Estudante

08/05/2007
Sou totalmente favorável à utilização de células - tronco para tratamento de diversas doenças. Acho fantástico o poder de cura dessas milagrosas células e quem não é contra sua utilização é contra a vida, pois se Deus deu essa oportunidade é porque Ele o permitiu. Também gostaria de sugerir pesquisas com células - tronco para restaurar a vitalidade sexual do ser humano, que é um item extremamente importante e faria milhòes de pessoas mais felizes. Como é importante uma pessoa madura ter novamente a chance de ter so vigor sexual da juventude. Obrigado pela oportunidade de expor meu ponto de vista.

Luiz Carlos Porta
Professor PEB II de Português

17/05/2007
Sou a favor, por que, esse avanço tecnológico que a medicina esta se especializando mais e mais, pode proporcionar várias curas em muitas pessoas, tratamentos que sem as células-tronco, não poderiam ser feitas. Até agora os cientista não me convenceram que esse método que estão usando façam algum mau para qualquer ser humano, ao contrário, traz um bem e esperança de que possa se curar de várias doenças.

Willian Carvalho
Estudante

21/05/2007
Acho que essa questão tem que ser talvez discutida dentro de sala de aula com alunos e todos interajam juntos pois há prós e contras demais no assunto. Eu sou contra em apenas um caso o que os cientistas ultilizam fetos humanos para retirar células-troncos.

Julio Cesar
Professor de Ciências

27/05/2007
Chega de proibições, impecilhos impostos pela Igreja. Esses dogmas só atrapalham o desenvolvimento tecnológico e o avanço da Medicina curativa. Antigamente, não se podia nem abrir um corpo por causa das limitações da Igreja. Como é possível curar doenças sem fazer pesquisas?! Pesquisas essas, que são impreensindíveis para a salvação de milhares de vidas. O caso das células-tronco não foge a essas questões religiosas, que além destas os cientistas ainda precisam enfrentar as questões éticas. Ética? Em um país que não sabe nem o significado desta palavra, como alguém pode ser contra alegando que a clonagem "passa por cima" de princípios morais. Acho que devemos pensar um pouco nas muitas pessoas que precisam de ajuda, que precisam do avanço nas pesquisas de células-tronco para continuarem a ter esperança que um dia poderam voltar a andar, poderam se livrar de doenças que lhes tiram gradativamente a vida.

Raíza Barrozo
Estudante

01/06/2007
Sou a favor porque sou paraplégica, e a muitos anos venho esperando um solução para o meu problema e dos também. Temos que lutar por isso, ninguém pode dexistir no que Deus deu ao homem a inteligência e a sabedoria, vem de Deus com certeza, os que estão contra estão totalmente cegos.

Marilene Rocha
Secretária

02/06/2007
Sou totalmente contra. Porque o que adianta salvar uma vida e matar outra???
Tenho certeza de que ninguém quer salvar sua vida à custa da vida de outro homem inocente.

Rafael Jhonis Serra dos Santos
Oculista

04/06/2007
Sou contrário à utilização de embrião humano, inclusive o congelamento de embriões. Essa prática, como muitas outras estão banalizando a vida, o ser humano. Quando se permite matar um embrião, que já é um ser humano, facilita-se ao criminoso fazer o mesmo com seu inimigo, ou seu alvo num assalto. Logo faremos atos semelhantes com os deficientes, com os velhinhos, vem a pena de morte e, paulatinamente, a violência vai aumentando.

Italino Borssatto
Engenheiro Florestal

04/07/2007
Fico profundamente indignada com a posição da igreja católica em ser contra a utilização de embriões para a pesquisa das células-tronco. A igreja prefere que os embriões sejam colocados no lixo, ao invés de salvar vidas, sendo uma dessas vida o meu filho Lucas (POA/RS), com 13 anos de idade, portador de distrofia muscular de duchenne. Deveria então ser proibido a utilização de órgãos das pessoas consideradas com morte cerebral, pois se eles consideram os embriões que estão congelados, e que ainda não tem a formação de cérebro formado, como uma vida, o mesmo se daria com a morte cerebral. Seria também um crime. Só quem sofre na carne com a expectativa de perder um filho, sabe que nós mães perdemos toda a nossa vontade de viver, eu vivo por ele. Antes tinha esperança quanto as pesquisas das células-tronco para salvar meu filho e outras tantas crianças, mas para ele é muito tempo de espera. Mas do fundo do coração peço que pelo menos para as próximas gerações aja solução, que as pessoas parem de brincar com o sofrimento alheio, pensando em se promover.

Rita de Cassia Payeras dos Santos
Funcionária Pública Estadual

20/08/2007
Sou a favor, pois é a esperanca de cura para milhares de pessoas.
Gostaria que me informasse se já existe no Rio de Janeiro, algum centro de tratamento.

Lael da Silva Pascoal
Empresário

22/08/2007
Prezado internalta, nos dias em curso eu aprendi que em relação a religião nos somos a imagem e a semelhança em Cristo, por isso nós devemos fazer só o que é mandado por Deus.

Odinan Abrao
Estudante

14/09/2007
Sou muito a favor elas são um grande avanço para o futuro.

Camila
Estudante de Biologia

23/09/2007
As pessoa que são contrárias as pesquisas que vai favorecer milhões de pessoas, ou acham que são donos da verdade ou não se importam com o sofrimento dos outros. Estão preocupados com o destino de alguém que ainda não nasceu, na realidade será que nesta fase pode ser chamado de alguém. Será que um amontoado de células tem espírito? São questões que deveriam ser discutidas. Quantas crianças existem neste mundo sofrendo e que seriam merecedoras de preocupação e estas pessoas estão preocupadas com células se dividindo ainda e que não são pessoas. Será que se fossem paralíticos pensariam desse jeito? É um caso a pensar

Sergio L. Eira Teixeira
Comerciante

26/10/2007
Eu estou fazendo um trabalho sobre o assunto e acho q a célula-tronco deveria sim ser autorizada pois traria varios beneficios para o ser humano: como a compatibilida de orgão e etc...

Yago
Estudante

08/11/2007
Acho que se Deus permitiu que houvesse o desenvolvimento da ciência e tecnologias é porque é necessário que sejam utilizadas. Porém certos princípios éticos precisam ser levados em consideração em determinadas práticas científicas...

José Nilton Rodrigues dos Santos
Professor

09/11/2007
Acredito que antes de se discutir o uso da célula tronco embrionária, a qual tem sido objeto de muita controvérsia, deveria se esgotar as pesquisas em torno das potencialidades das células tronco adultas. É importante garantir que os benefícios das células troncos adultas não sejam subestimados e os benefícios das células tronco embrionárias, superestimados.

Luís Carlos
Funcionário Público Federal

14/11/2007
Gostaria que fosse aprovada a lei das células-tronco, tem tanta gente que depende dela para viver. Não deixe uma ser humano morrer.

Lilian Donizete de Souza
Ajudante Geral

19/11/2007
Tais perguntas como "o embrião já é uma vida?" ou "vale salvar uma vida acabando com outra?". A resposta vai de acordo com o pensar de cada um. Sou totalmente a favor e espero um dia poder contribuir para cura de doenças auto-imunes.

Monica de Jesus Silva
Estudante de Biomedicina

20/11/2007
As células-tronco são consideradas um avanço da medicina em aspectos de desenvolvimento humano mas, na minha opinião é mais uma manifestação do egoísmo humano que considera normal matar uma vida (sim pq já é vida desde o momento da fecundação) para salvar a sua que se não está bem foi erro do próprio e o feto não pediu para existir. Por motivos filosóficos e religiosos eu discordo totalmente com a ídeia de que se deve investir em células-tronco, pois, se a mulher não quer o filho já devia ter pensado nisso antes, então que dê a criança à adoção.
Se ocorrem problemas com o corpo de um indivíduo ele deve ter feito por merecer!
Deus faz certo!
O bebê não fez por merecer!

Gabriella Buratti de Oliveira
Filósofa

27/11/2007
Gostei muito da matéria em questão, pois é necessário que as pessoas saiam do senso comum e aprofundem-se neste assunto de extrema importância para toda sociedade.

Silene Lima
Estudante de Direito

04/12/2007
Olá boa tarde, sou paciente do hospital santa casa em Porto Alegre tenho cirrose hepatica e estou na fila do transplante de fígado. Bom, quantas pessoas vão precisar morrer para que uma coisa tão simples para resolver pois se eu tenho o direito de dor meus orgãos porque não tenho direito de opitar sobre o meu corpo eu como paciente sei que uma cura não vai aparecer do nada tem que ter pesquisas e estudos um juiz teve que estudar para poder julgar este caso quantas vezes ele não julgou errado para poder acerta Deus morreu por nós neste caso so quem morre e quem esta a espera da cura...

Jairo Freitas
Técnico em Telecomunicação

10/12/2007
Sou CONTRA, é um absurdo o que esses cientistas tem tentado fazer. Eles mais parecem uns urubus atrás de quem faz a maior perquisa científica da história. Querem aparecer. Já que estão tão preocupados em ajudar na cura das doenças estudem... pesquisem, porém não corrijam um erro com outros!

Joyce Ramos de Oliveira
Socióloga

12/12/2007
No dia em que estas pessoas que estão falando para não fazer as pesquisas, tiverem o mesmo problema que eu, um tipo de tumor raro que não tem cura e que a única esperança é um tratamento com células-tronco, com certeza eles mudarão de idéia!

André Luis Nunes Freitas
Gerente de mercado

14/01/2008
Não podemos temer a evolução da ciência, porém, a legislação e a ética estas sim, devemos teme-lás ...Pois esbarra em interesses ...
Mas creio em DEUS e ele dará entendimento ao homem, eu sou uma pessoa que estou a procura de minha cura. Necessito deste estudo tanto pelo lado pessoal como profissional. Cordialmente Sylvana Bonvin.

Sylvana Bonvin
Fisioterapeuta

25/01/2008
Células-tronco são uma bênção, mas não acho que vale a pena se for para matar outra pessoa.

Ingrid Rafaella Barbosa Cintra
Estudante